
A ironia da fila no ginásio
Dia 1 de setembro às 7:30 da manhã estava uma fila de gente à porta do ginásio para se inscrever. Essa fila continuou lá até eu sair e deve ter permanecido mais algumas horas. Acho irónico que quem se disciplinou a acordar cedo numa segunda-feira para cumprir uma resolução de novos hábitos também seja quem se desmazelou nos últimos tempos para escolher o pior dia da semana para realizar algo tão dignificante como cuidar de si mesmo. Se fosse eu ali, muito rapidamente me acabaria o ânimo de me inscrever e daria por amaldiçoada essa ideia turista de ser saudável.
Regras, exceções e diligência
Os regressos vêm sempre repletos de muita fé. Acho importante haver uma dose de confiança e propósito, mas mais importante é a capacidade de materializar um plano. O retorno pós-férias deveria ser a continuação de um caminho que se cumpre com disciplina. Um ex-namorado disse-me recentemente que sou inflexível. Quando estávamos juntos e ele visitava-me em Lisboa, para mim era importante continuar a ir treinar de manhã, tal como já era parte da minha rotina. Quando o ia visitar a Barcelona, fosse por quatro dias ou por uma semana, fazia questão de me inscrever no ginásio do bairro e ir treinar todos os dias. Aos olhos dele, talvez isto parecesse uma obsessão desmedida por ter uma determinada imagem. Aos meus olhos, estava apenas a cumprir por mim aquilo que ninguém cumprirá. O que para uns é inflexibilidade, para outros é apenas diligência. Todos conhecemos bem a importância do exercício físico. A vida é feita de regras e exceções e é muito fácil querermos ver as exceções, sobretudo quando estas justificam o nosso desmazelo.
Férias: exceção ou parte da rotina?
Estar de férias é uma exceção nas nossas vidas? Para a maioria dos mortais, costuma ser. Devo treinar nas férias? Não é grave se não treinar, pois é uma exceção. Mas se tomo banho, faço a barba, lavo os dentes e ponho perfume todos os dias, por que é que haveria de deixar de treinar? No entanto, se estou em viagem e dificilmente encaixo o treino na rotina, é só uma exceção e está tudo bem. Serei sempre muito feliz nas filas do controlo de segurança de todos os aeroportos que eu frequentar. Cada um que escolha a fila que prefere.
Além de discretamente estar a gerir e a criar para a sua própria marca de Moda (shhhh...), Bruno Reis é responsável pelo Marketing e Comunicação de marcas de Beleza. Entre a criatividade e a estratégia, já foi actor, professor de yoga, gestor de redes sociais, fotógrafo e director de casting.
Comentários