A prática de exercício físico durante a gravidez é segura e altamente recomendada — desde que não haja contraindicação médica. O exercício físico adaptado à gravidez pode ser uma das melhores formas de promover uma gestação mais saudável, confortável e leve.

Ao manter o corpo ativo, está a facilitar os ajustes naturais do organismo às mudanças que a gravidez exige, enquanto se prepara melhor para o parto e reduz muitos dos desconfortos habitualmente associados a esta fase.

#MamãseBebés: grávida de primeira viagem? Este exercício de relaxamento é para si!
#MamãseBebés: grávida de primeira viagem? Este exercício de relaxamento é para si!
Ver artigo

Se já praticava exercício antes de engravidar e era acompanhada por um profissional com experiência em gravidez, é provável que possa continuar — com as devidas adaptações. O mais importante é escutar o seu corpo, garantir que se sente bem durante e após o treino, e manter uma comunicação aberta com o/a profissional que a acompanha.

Caso não praticasse exercício de forma regular antes de engravidar, esta pode ser uma excelente altura para começar — sempre com um plano específico para grávidas e devidamente adaptado à sua condição e fase gestacional.

Inês Guimarães é fisioterapeuta especializada na Saúde da Mulher e em Exercício na Gravidez e Pós Parto. Trabalho no Centro do Bebé onde acompanha mulheres em todas as etapas da Perinatalidade.