Esta combinação de dieta e, nas últimas semanas, o redutor de apetite está a acelerar os resultados e a ajudar a manter a motivação. Como é que não hei de fazer as escolhas certas quando vejo tudo a correr tão bem, me sinto tão bem, as roupas servem melhor e a balança acompanha esta evolução?

Na verdade, sinto-me com mais energia, mais fit no treino e mentalmente mais forte. Até arrisquei ir experimentar um fato de homem da Mango, que tinha trazido do showroom da marca e que, na altura, nem me servia. Ficou guardado no closet. Há dois meses optei por ficar com este conjunto — adorei a cor butter yellow, a cor do verão — e pensei: quando emagrecer, as calças vão assentar bem. Na altura, estavam um bocado justas na anca e não me favoreciam nada.

#DesafioMenopausa: consistência é melhor do que tendência
#DesafioMenopausa: consistência é melhor do que tendência
Ver artigo

Isto é daquelas coisas que se dizem erradas: nunca comprar roupa que não nos assenta bem, certo? A maior parte das vezes sim, mas desta arrisquei. Estava neste projeto de perder 10 kg, conheço bem o meu corpo e, em função do corte, imaginava exatamente como me iria assentar. E assim juntei este outro objetivo: vestir o conjunto.

A verdade é que adorei ver-me com ele esta semana. Usei-o num dia de reuniões e eventos. A cintura já desce, as calças estão até um pouco largas. Estarei tão magra que já tenho corpo de homem? (Descansem fãs de anca larga, eu incluída — nunca perderei esta forma corporal. Mas tenho acolhido bem a redução de peso na zona do peito também. Sempre achei mais chique ter menos do que mais na parte superior do corpo, talvez porque a minha forma é mesmo essa, em pêra).

#DesafioMenopausa: cheguei ao peso que já não via há um ano
#DesafioMenopausa: cheguei ao peso que já não via há um ano O fato da Mango que já me serve e, à direita, o gloss da Charlotte Tilbury que passei a adorar

Uma equação saudável

Os rapazes da casa comem massa? Eu vou na salada com a mesma proteína.
Entrecosto no forno com batatas? Acompanho com tomate, pepino e alface.
Ida ao parque com os miúdos num dia de sol? Vamos na cidra dividida pelos dois pais (em vez de uma cada um).

Comportamento cíclico traz comportamento cíclico. E se forem dos positivos, o resultado final da equação é mais facilmente o saudável.

Já não é novidade

Olhando para o meu Instagram e para o que tenho escrito no passado nesta área do relato pessoal e do desafio, a verdade é que isto não é novo para mim.

Já fiz vários protocolos e relatei. Viagens com objetivos de saúde e autocuidado. Já treinei muito e escrevi diários — uma vez experimentei quatro desportos diferentes em quatro semanas seguidas para perceber qual queimava mais gordura. Já comi e treinei como um atleta de competição e partilhei tudo (esse foi especialmente divertido — ninguém me quer convidar para repetir algo do género?).

Passaram dez anos desde então. A idade é outra, a perceção pode estar enviesada, mas este desafio tem sido o mais difícil de todos. Talvez porque tinha mais quilos a perder. Talvez porque, com a idade, a energia é menor e a recuperação, mais lenta. Talvez porque hoje tenho muitas responsabilidades familiares que acabam por ocupar mais tempo do que as profissionais — pelo menos mais tempo do que era só tempo meu.

Esta semana marca a reta final. Estou curiosa por ir ao nutricionista na próxima sexta-feira. Vinte e uma semanas depois do início do desafio, será que consegui perder os 10 kg?

Stay tuned…

#DesafioMenopausa: cheguei ao peso que já não via há um ano
#DesafioMenopausa: cheguei ao peso que já não via há um ano Já gosto mais de me ver ao espelho. À direita o spray de rosto da Byoma e o contorno de olhos da Skinerie

Novidades do universo beleza

A propósito do Sephora Summer Vibes, um festival de beleza que aconteceu há poucos dias em Lisboa, experimentei produtos de algumas das marcas presentes e destaco dois favoritos:

  • Gloss Charlotte Tilbury
    Há quanto tempo não usava um gloss? Nem sei. Deixei de os incluir na rotina há anos. Mas quando abri a caixa deste Charlotte Tilbury — uma love brand minha — rendi-me à cor Nudegasm Diamonds. É bastante claro, por isso precisa de um lápis para dar contorno. Mas o efeito com os ‘piquinhos’ ao aplicar dá aquele boost de volume imediato.

  • Spray de rosto Byoma
    Adoro águas de rosto, desde as termais — uso sempre na praia para tirar o sal — à minha favorita de sempre, a Eau Cellulaire do Institut Esthederm, que tenho sempre no escritório e borrifo a meio do dia. Este Balancing Face Mist da Byoma não podia calhar a melhor pessoa. Tem um aroma ótimo, deixa uma camada fina de hidratação e, apesar de fazer parte de uma rotina mais longa, estou a adorá-lo como refresher ao longo do dia.

#DesafioMenopausa

Peso atual: abaixo dos 66 kg
Meta: 10 kg perdidos
Faltam perder: cerca de 2 kg
Redutor de apetite: iniciado nas últimas semanas, com bons resultados
Momento simbólico: finalmente vesti o conjunto butter yellow da Mango
Aposta da semana: alimentação em equilíbrio com a família
Produtos de beleza em destaque: gloss Charlotte Tilbury e spray de rosto Byoma
Consulta final: agendada para a próxima sexta-feira

Rita Machado sempre teve a comunicação como eixo central – no jornalismo, em agência e na estratégia para clientes. Gosta de conectar pessoas e criar conteúdos. Foi mãe tarde, depois de muitos anos a viajar e divertir-se. Agora, com mais de 50 e na perimenopausa, enfrenta outro grande desafio. Como na maternidade, nunca mais se é a mesma. Mas não baixa os braços: quer envelhecer bem, manter o corpo funcional e aproveitar esta fase da melhor forma.