Treinar com frio e chuva pede uma dose extra de motivação, no entanto, é durante os meses de inverno que se trabalha para o chamado "corpo de verão" como muitos dizem. Não esquecendo, claro, os benefícios para a saúde. Com a chegada de temperaturas mais frias, o risco de lesões durante a prática desportiva aumenta. O frio prejudica a capacidade de funcionamento eficiente do corpo uma vez que exige mais energia para manter uma temperatura corporal normal.

Este processo de regulação interna afeta a forma como os músculos se comportam, uma vez que a contração muscular e os impulsos nervosos requerem uma série de reações químicas complexas que ocorrem mais lentamente em condições frias. Felizmente há forma de prevenir essas lesões.

Alongamentos: 6 benefícios de os fazer todos os dias e como fazê-los
Alongamentos: 6 benefícios de os fazer todos os dias e como fazê-los
Ver artigo
Quatro passos essenciais que deve ter para evitar estas lesões antes, durante e após o treino:
  1. Aquecer - aquecer bem é sempre importante antes de cada treino, mas no inverno ganha uma importância ainda maior. Recomenda-se fazer uma corrida contínua de aproximadamente 7 a 10 minutos. Acrescente movimentos conjuntos e, uma vez aquecidos, os músculos trabalhados devem ser esticados suavemente para, assim, estarem preparados para a intensidade dos movimentos que se seguem.
  2. Orientação profissional - executar os exercícios de qualquer modalidade envolve muita atenção à componente técnica. Se os exercícios não forem efetuados de forma correta aumenta-se o risco de lesões e pode, também, haver uma redução do rendimento e da performance desportiva. A orientação de um profissional permitirá, não só a obtenção de resultados mais rápidos e consistentes, uma maior progressão e aperfeiçoamento técnico, como também a garantia de não aumentar o risco de lesões.
  3. Alongar - um passo muitas vezes ignorado devido à pressa em terminar o treino, mas tão importante como o aquecimento. Alongar após o treino é uma excelente forma de acalmar e baixar o ritmo cardíaco, permitindo que o corpo relaxe lentamente. Os exercícios de alongamento soltam os músculos, o que ajuda a prevenir lesões e reduz o risco de dores e tensões musculares.
  4. Ouvir o corpo - é muito comum durante um treino sentir-se uma ligeira dor muscular ou articular na execução de um determinado movimento. Essa dor poderá ser passageira ou tornar-se mais grave. É essencial perceber os sinais que o corpo fornece e perceber se se deve continuar o treino ou terminá-lo, não tornando mais grave aquilo que pode apenas necessitar de algum descanso.