Numa altura de constipações, gripes, tosse e nariz congestionado, começamos a considerar todos os pequenos truques e hábitos dos nossos antepassados para combater as doenças de inverno. Entre mezinhas e a medicina ocidental, não há constipação que aguente. Um dos mais tradicionais aliados é a cebola. O cheiro, como sabemos, não é o melhor, mas se estas duas formas de combater os sintomas mais chatos realmente funcionarem, então vale a pena.

#BodyShaper: a importância da alimentação para evitar gripes e constipações
#BodyShaper: a importância da alimentação para evitar gripes e constipações
Ver artigo

O primeiro, que muitas vezes já me foi oferecido pela minha mãe, e eu sempre recusei educadamente, é o chá de cebola. Este chá é usado no combate à tosse, à dor de garganta e para prevenir gripes e constipações. Para o preparar, basta ferver água com cebola (cortada em quartos) e beber a solução coada como um chá, adicionando limão e mel a gosto.

A segunda forma de usar este alimento (que tem a minha aprovação, valha o que isso valer) é cortar uma cebola a meio e colocar debaixo da cama durante a noite. O que faz? De manhã, acordamos com o nariz descongestionado e sem tosse. Também acordamos com o quarto a cheirar a cebola, mas nada que uma janela aberta uma horinha não resolva. É importante notar que esta cebola deverá ir para o lixo depois de uma utilização.

Porquê a cebola? Ingerindo o alimento, a vitamina B9 e o magnésio ajudam no fortalecimento do sistema imunitário. No entanto, tradicionalmente a cebola é conhecida por ter um efeito anti-inflamatório e antibacteriano que, ao ser exposta ao ar, poderá absorver, de certa forma, as bactérias que causariam o agravamentos do sintomas de doença do sistema respiratório.

Nenhuma destas práticas deverá substituir o acompanhamento e tratamento médico.