Após uma cesariana é importante ter alguns cuidados para promover uma boa cicatrização e recuperação de todos os tecidos abdominais envolvidos, com o mínimo de desconforto associado. Nas primeiras 4 a 6 semanas, período variável consoante a evolução do processo de cicatrização e da dor, as indicações são as de fazer o mínimo esforço possível.

Estes são alguns dos cuidados que deve ter:
  • Preferir posições mais horizontalizadas ou sentada com bastante reclinação
  • Fazer mudanças de posição o mais suaves e lentas possível
  • Quando possível, fazer algum suporte na cicatriz com as mãos durante as mudanças de posição, ou quando aumenta a pressão abdominal (por exemplo quando rir, tossir ou espirrar)
  • Se necessário utilizar uma cinta suave ou roupa de cintura alta de forma a dar algum suporte à cicatriz.

A partir das 4-6 semanas, geralmente o período em que é feita uma avaliação da cicatriz na consulta médica pós-parto, é esperado que o tecido superficial esteja bem unido e com bastante menos inflamação.

Nesta fase, as indicações são de começar a hidratar e mobilizar a cicatriz para promover a normalização da sensibilidade em toda a região abdominal e a elasticidade de todos os tecidos:
  • Aplicar diariamente um creme cicatrizante (se prescrito pelo médico) ou um óleo/creme com efeito hidratante e regenerador (por exemplo, óleo de rosa mosqueta)
  • Massajar a cicatriz diariamente: nos primeiros dias de forma suave e global durante a aplicação do óleo/creme para promover a sua absorção e, à medida que for possível, evoluir para uma massagem mais profunda e com manobras mais específicas na zona da cicatriz

Este é um processo lento e as recomendações são as de manter estas recomendações até que a sensibilidade e a mobilidade dos tecidos estejam completamente restabelecidas, de forma que qualquer toque, ou estiramento da zona abdominal, não estejam associados a qualquer desconforto ou sensação de repuxamento.

Na nossa consulta de avaliação de fisioterapia pós-parto, a avaliação da cicatriz é um ponto muito importante, e mediante esta avaliação são desenvolvidas estas indicações relativas aos cuidados à cicatriz e, se necessário, é realizado um seguimento para promover o processo de cicatrização com técnicas específicas.

Não deixe de procurar ajuda, a vossa fisioterapeuta está aqui para a apoiar, qualquer que tenha sido o seu tipo de parto.

Inês Guimarães é fisioterapeuta especializada na Saúde da Mulher e em Exercício na Gravidez e Pós Parto. Trabalho no Centro do Bebé onde acompanha mulheres em todas as etapas da Perinatalidade.