A final do concurso Miss Universo 2025 decorreu esta madrugada, em Pak Kret, na Tailândia. Nesta 74.ª edição, o tema escolhido foi “The Power of Love”(“O Poder do Amor”, em português) mas, curiosamente, ficou envolto em polémica logo nos primeiros dias.

[VÍDEO] Marina Machete: os segredos de Beleza da primeira Miss Portugal transgénero
[VÍDEO] Marina Machete: os segredos de Beleza da primeira Miss Portugal transgénero
Ver artigo

Fátima Bosch foi a grande vencedora do Miss Universo 2025. A mexicana foi a escolhida pelos jurados, de entre 120 candidatas, passando por várias etapas, entre elas a de traje nacional, biquíni ou fato de banho, vestido de gala ou entrevistas. No entanto, o público não está satisfeito com a escolha desta edição, tornando-se vocal nas redes sociais. Os internautas não reconhecem Fátima Bosch como vencedora, defendendo que a vitória só se deu em resultado da polémica no início do concurso.

Em segundo lugar (ou 1st Runner-Up), ficou a Miss Tailândia, Praveenar Singh, seguida da Miss Venezuela, Miss Filipinas e Miss Costa do Marfim. Sendo a última, uma das grandes favoritas do público ao primeiro lugar.

Miss Universo 2025: México vence após polémica. Saiba em que lugar ficou Portugal
Miss Universo 2025: México vence após polémica. Saiba em que lugar ficou Portugal Miss Universo 2025 @missuniverse
Saiba tudo sobre a polémica desta edição do concurso Miss Universo 2025

Durante um evento pré-concurso, Nawat, um dos responsáveis pela organização do evento, dirigiu-se a Fátima Bosch, Miss México, chamado-a de "burra" pois esta não participou numa sessão fotográfica que tinha como objetivo promover a Tailândia. Nawat acreditava que Fátima tinha sido instruída a recusar promover o país da organização, no entanto, esta nega as acusações e foi retirada da sala do evento. Outras candidatas, incluindo a então detentora do título de Miss Universe à data, Victoria Kjær Theilvig, levantaram-se em protesto e deixaram o evento em solidariedade à Miss México.

Camila Vitorino, uma das favoritas do público
Miss Universo 2025: México vence após polémica. Saiba em que lugar ficou Portugal
Miss Universo 2025: México vence após polémica. Saiba em que lugar ficou Portugal Camila Vitorino @missuniverse

Portugal foi representado por Camila Vitorino. A Miss Universo Portugal não se apurou para as semifinalistas, contudo não faltaram elogios por parte do público nas redes sociais à Beleza da participante portuguesa durante o concurso.

Natural de Setúbal, Camila Vitorino tornou-se a primeira mulher casada e primeira mãe a ganhar o título de Miss Portugal Universo 2025. No desfile de traje nacional para o Miss Universo, apresentou um look que homenageava Celeste Caeiro, símbolo do 25 de Abril em Portugal, usando uniformes militares estilizados e cravos vermelhos.