Pelo feed do Instagram e do Tiktok surge uma nova tendência: arrancar, apagar ou tapar os rótulos dos produtos de beleza. A razão? Há quem esteja tão saturado de ver marcas e publicidade em todo o lado que quer que a sua casa seja um templo livre de marketing.
Chessie (@respunbychessie no Tiktok) é uma das mais vocais defensoras deste movimento. Nos seus vídeos, explica que tira os rótulos dos seus produtos para descentralizar as marcas da sua vida, de modo a ver cada produto apenas pelo seu lado funcional. Um perfume passa a ser apenas um perfume, um champô passa a ser apenas um champô, deixando de parte o status que certo produto porta.
O processo é simples. A maior parte dos rótulos é facilmente arrancado, mas pode ainda usar um pouco de álcool ou acetona para apagar o rótulo e até tapar com fita cola de papel.
Mas como é que depois sabem o que é cada produto? A ideia desta tendência é que, à partida, deixemos de ter tantos produtos a serem usados de cada vez. Se cada pessoa tiver apenas o essencial para a sua rotina, a familiaridade com cada produto é suficiente para saber a sua função, não é preciso o rótulo. Este pensamento leva ainda a que haja menos compras impulsivas, já que se já têm um produto perfeitamente funcional em casa e se a marca e estética não importa tanto, o impulso de comprar algo novo sem necessidade diminui.
Além de descentralizar a marca, esta prática vem também de uma ideia minimalista, onde diminuir o ruído visual é imperativo. Se cada produto que usamos for de uma marca diferente, com um design próprio e uma cor chamativa, a nossa casa de banho estimula-nos visualmente em todos os sentidos. Para limpar o alvoroço de estéticas e devolver o controlo ao consumidor, um fácil primeiro passo é eliminar os rótulos. Um passo mais além será passar todos os produtos para recipientes parecidos e neutros.
Quem pratica este método de desintoxicação visual conta que começa a sentir um alívio instantâneo e a sua privacidade é devolvida. Cada momento de autocuidado é agora apenas de si própria, livre de estratégias de marketing e rótulos que indicam tudo o que está mal com a sua pele, cabelo ou corpo.
Comentários