Pele sensível e pele atópica são frequentemente confundidas e, de facto, há muitos pontos em que se tocam. Contudo é importante perceber que existe uma diferença entre elas e, uma necessita de mais cuidados que outros. Trazemos-lhe quais as características e causas de cada uma delas, para que possa fornecer os cuidados adequados à sua pele para a manter saudável e bonita.
Pele sensível
Teste um cosmético novo e começou a sentir ardor e/ou vermelhidão? Depois de um banho bem quente sentiu a pele do rosto a repuxar? E o mesmo em dias de maior exposição a temperaturas baixas? Ora, é bem possível que estejamos a falar apenas de uma pele sensível.
Principais sintomas:
A pele sensível resulta de uma maior sensibilidade ao nível das terminações nervosas deste órgão, que exposta a fatores externos ou internos adversos, desencadeia reações como desconforto, vermelhidão, ardor, sensação de repuxamento e/ou comichão.
Quais as causas?
Stress, ansiedade, alterações hormonais, alimentação desequilibrada e alterações no pH da pele podem ser alguns dos gatilhos para a pele sensível.
Quando se fala de fatores externos, o uso de cosméticos inadequados, a poluição, oscilações de temperatura, banhos com água muito quente, exposição solar ou tecidos sintéticos são os mais comuns. O álcool e o tabaco também podem ter influência na sensibilidade da pele.
Todas estas características, levam a que uma barreira cutânea fragilizada sendo importante recorrer a uma rotina de cuidados que a acalme, restaure e devolva saúde à mesma. Deve fazer uma limpeza com produtos gentis e uma boa dose de hidratação, com gamas recomendadas ao seu tipo de pele. Se tiver dificuldade em encontrar a rotina certa, pode sempre recorrer ao seu médico ou farmacêutico.
Pele atópica
Ao contrário da sensível, a pele atópica é uma doença inflamatória crónica chamada de dermatite atópica. Por ser crónica, não tem cura e exige vigilância contínua, com consultas no dermatologista e rotina adequada às necessidades da pele.
Principais sintomas:
Os principais sintomas da pele atópica passam pela vermelhidão, escamação, prurido, infeções bacterianas recorrentes e liquenização da epiderme (espessamento), que resultam em lesões. Estas lesões surgem mais frequentemente nos cotovelos, joelhos, rosto e pescoço, mas podem aparecer por todo o corpo.
Quais as causas?
Para além de uma predisposição genética, a dermatite atópica também pode ser resultado de uma alteração estrutural da barreira cutânea, sistema imunitário hiper-reativo ou associada a outras patologias como asma, rinite alérgica e outras alergias.
Embora seja uma doença que exige cuidados contínuos, existem fatores que podem despoletar crises mais intensas, como o stress, alergénios, temperaturas extremas e cosméticos e roupas irritantes.
Comentários