
Unidos desde 2020 pela melhor e mais assídua separação de embalagens de beleza, a L’Oréal Portugal e a Sociedade Ponto Verde criaram o Reciclar em Beleza, inserido no programa L’Oréal for the Future, uma plataforma que disponibiliza a informação de maneira prática e simples para que o consumidor possa descartar o seu produto da melhor forma.
Desta vez, na manhã desta quinta-feira, Ana Baleizão, Head of Corporate Communications & Engagement, e Ana Sofia Amaral, responsável de Sustentabilidade, CSR e diretora científica da L’Oréal Portugal, juntaram-se a Ricardo Sacoto Lagoa, Diretor de Marketing, Sensibilização e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, para receber cerca de cem influenciadores de modo a espalhar a palavra da sustentabilidade para os seus seguidores, chegando, desta forma, mais perto dos consumidores pelo veículo em que confiam mais. Falou-se de embalagens refill e de como, pela poupança em materiais e pelo transporte facilitado destas alternativas, reduzem a pegada ambiental do consumidor, esticando ainda o ciclo de vida da embalagem inicial.
Embalagens refill: como reduzem a pegada ambiental na Beleza
Ana Sofia Amaral explica que “Numa altura em que 78% dos consumidores estão já atentos a estas alternativas sustentáveis, ainda há muitas pessoas que não conhecem as opções de produtos refill ou recarregáveis no universo da beleza”, explicando ainda aos influenciadores presentes que é com o aumento das opções de produtos refill por toda a área da beleza que o consumidor se familiariza com esta prática.
Podemos pensar que pode não valer assim tanto a pena comprar estas recargas, já que não têm ainda uma diferença substancial no preço e não são tão esteticamente apelativas, mas Ana Sofia esclarece sucintamente que, num mundo e numa indústria onde esta prática ainda não é habitual, chegar aos resultados que a marca apresenta exige um esforço acrescido económico, organizacional e de diálogo com as fábricas de modo a alcançar as embalagens mais sustentáveis possíveis, sem comprometer a experiência do consumidor.
Reciclar em Beleza: respostas às dúvidas mais comuns
No entanto, a manhã focou-se, acima de tudo, na separação de qualquer embalagem de produtos de beleza. As dúvidas como “Será que o verniz pode ir para o vidrão?” ou “Em que ecoponto coloco um perfume que não consigo separar a tampa?” não só foram esclarecidas no evento, como podem ser esclarecidas a todos os consumidores ao explorarem a plataforma do Reciclar em Beleza.
Respondendo à pergunta inicial, nada mudará da noite para o dia. Começando no lado das marcas com o lançamento de opções mais sustentáveis para o mercado, à escolha mais informada do consumidor, até à separação das embalagens na hora do descarte, o caminho para uma indústria mais sustentável faz-se lado a lado entre a marca e o consumidor. A pensar no futuro, o grupo L’Oréal terá revisto o seu plano de 10 anos que começou em 2020 e pretende, até 2030, reduzir em 50% a utilização de plástico virgem nas embalagens de produtos face a 2019, assegurar que 50% de todos os materiais de embalagem provêm de fontes recicladas ou de base biológica e reduzir em 20% a intensidade das embalagens dos produtos. A sua Divisão de Luxo mantém o objetivo de garantir 30% dos seus produtos em formatos recarregáveis até ao final deste ano.
Influenciadores e marcas unidos pela sustentabilidade
No fim do evento, abriu-se ainda espaço para um debate sobre o que, do ponto de vista dos influenciadores, pode melhorar na relação entre eles e uma marca, de modo a tornar toda a indústria mais sustentável e demonstrando, assim, a vontade de ambos evoluírem em prol de um planeta mais equilibrado.
Comentários