Cresci rodeada de natureza numa altura em que a preocupação ambiental já era um tema forte, e que, inclusive, falávamos na escola, desde os 3 anos. Mais ou menos subconscientemente fui desenvolvendo hábitos que diminuem a minha pegada ambiental. Hoje partilho as 10 pequenas mudanças que também pode incluir no seu dia a dia.

1- Substituir discos descartáveis por discos reutilizáveis

Durante o Covid, um dos meus passatempos foi fazer discos de limpeza a partir de toalhas microfibras. Depois de oferecer a toda a gente à minha volta, fiquei com cerca de 20 que uso em rotação. Tenho muitos, o que facilita que os possa lavar na máquina, mas lavar à mão custa menos do que pensa.

2- Substituir produtos por embalagens recarregáveis

Não, ir comprar embalagens recarregáveis não ajuda o ambiente, mas substituir aos poucos os nossos produtos por embalagens mais sustentáveis sim. Eu comecei por substituir dois produtos que uso muito e que não quero estar sempre a trocar: um champô e um gel de limpeza.

3- Lavar o rosto no banho

Pode parecer óbvio, mas se tomarmos banho à noite, lavar o rosto quando já estamos a usar a água do chuveiro, pode salvar valiosos litros de água.

4 formas de gastar menos água na rotina de Beleza
4 formas de gastar menos água na rotina de Beleza
Ver artigo
4- Usar os produtos até à última gota

Algo que sempre fiz, mas que vejo, hoje, que é uma prática de sustentabilidade, é cortar as embalagens dos produtos para usar até ao último bocadinho. Tenho sempre cuidado com a exposição ao ar continuada: o truque é cortar uma pequena fila a toda a volta para que a parte superior e a inferior encaixem perfeitamente e o produto fica protegido do ar.

5- Substituir os produtos

A melhor regra para combater o consumo excessivo? Só comprar um substituto para um produto quando o que temos (e funciona) está quase, quase no fim.

6- Comprar em loja

Com o intuito de diminuir as embalagens adicionais, comprar numa loja física torna-se mais sustentável quando comparado com compras online, que têm cartão e plástico desnecessário.

7- Reutilizar produtos além do seu propósito

Quando não gosto de um creme de rosto, por exemplo, uso nas mãos ou nos pés como máscara hidratante. A sustentabilidade vem, acima de tudo, de aumentar o ciclo de vida dos nossos produtos.

8- Separar as embalagens

A vida dos nossos produtos é também prolongada através da reciclagem. Para potenciar a máxima reciclagem de cada embalagem, é importante separar da maneira certa.

9- Reutilizar as embalagens

Quando acabo um produto que tenha uma embalagem de vidro ou de um plástico mais duro, como garrafas de spray ou boiões mais pequenos, reutilizo essas embalagens para viagens ou para receitas caseiras.

10- Trabalho de pesquisa

Por fim, mas não menos importante, apesar de ser talvez o que dê mais trabalho, é importante conhecermos as marcas que utilizamos. Quais as suas preocupações ambientais? E éticas? Comprar algo de uma marca com comportamentos com os quais não concordamos é incentivar que assim continuem.