2025 ficou marcado pela invasão da Inteligência Artificial no nosso quotidiano. Assim, numa era em que toda a gente pode criar uma versão perfeita do que quer que seja à distância de uma pergunta, 2026 promete ser o ano em que a imperfeição é tendência. Na Beleza podemos observar o mesmo e, acima de tudo, na maquilhagem. O look polido e perfeito característico das clean girls já não satisfaz o público, muito menos os mais entusiastas da indústria. A clean girl passava mais tempo no seu aspeto para ficar com o aspeto de que "acordou assim", perfeita, e terá sido substituído pela mulher "on-the-go", confiante com as suas imperfeições.

Ainda assim, será o contrário de clean (limpo) dirty (sujo)? Um pouco por toda a internet encontramos um novo termo: messy girl, como contradição ao que regia os últimos anos, não indicando necessariamente que algo esteja "desarrumado". Agora, procura-se individualidade e autenticidade e nada mais adequado para experimentar com a nossa expressão individual do que a maquilhagem.

Os 28 anos de Zara Larsson: a diva que mostra que a cor e o brilho nunca passam de moda
Os 28 anos de Zara Larsson: a diva que mostra que a cor e o brilho nunca passam de moda
Ver artigo

No último ano, Zara Larsson rompeu a Internet com as suas maquilhagens coloridas inspiradas nos anos 2000, Kylie Jenner trouxe de volta a sua era de King Kylie, Jenna Ortega abraçou a sua personagem Wednesday através de maquilhagem grunge e Chapell Roan assumiu a estética de drag para a sua personagem de palco. A sua popularidade e entusiasmo do público previa este romper do perfeito. 2026 traz com ele brilho, cor e a vontade de expressarmos abertamente a nossa essência mais autêntica.

Inspira-se nestas maquilhagens para um ano mais messy: