Não há como negar que adoramos a sensação de cabelo cuidado e brilhante, pele alisada e viçosa ou unhas feitas. E sim, os produtos certos são importantes para estes resultados, contudo o ponto de partida é sempre o mesmo: a nossa saúde. Por mais cliché que possa parecer, é a mais pura das verdades, há que cuidar do nosso corpo de dentro para vermos os resultados no exterior. A boa notícia é que cada vez mais pessoas parecem estar cientes disso e procuram seguir uma rotina saudável. Depois do boom banhos de gelo, da corrida ou do matcha, trazemos-lhe as tendências de bem-estar, nutrição e fitness que vão marcar 2026.

Caminhar a bom ritmo

Em 2025, a corrida foi o novo padel. Dos running clubs às maratonas, esta prática ganhou fama e um grande número de novos praticantes. Se é daqueles que até gostava de correr, mas "não é para si", a caminhada japonesa é a prática perfeita.

A caminhada japonesa consiste numa caminhada de 30 minutos, com ciclos de três minutos de caminhada rápida alternados com três minutos de caminhada lenta. Comece sempre com cinco minutos a um ritmo normal para aquecer. Sugere-se que se pratique quatro vezes por semana, com inúmeros benefícios para a saúde cardiovascular, força, equilíbrio e bem-estar geral.

Regresso ao analógico

Não é novidade - e não é de agora - que os aparelhos eletrónicos estão cada vez mais presentes na nossa vida. Depois do telemóvel, computador e televisão, também os relógios se transformaram em mini-smartphones, passámos a ler livros em dispositivos eletrónicos e escrevemos e desenhamos em tablets. Estamos rodeados de ecrãs que nos cativam e viciam cada vez mais.

O objetivo é regressarmos ao analógico o mais possível para tornar mais fácil a desconexão com o mundo digital. Ler revistas, jornais e livros em papel; usar agendas físicas ou escrever notas em post-its; regressar ao relógio analógicos entre outros, desligando-nos ao máximo dos aparelhos eletrónicos e, assim, tentar encontrar um ritmo mais calmo e fomentar o bem-estar geral.

Treinar = socializar

Quantas vezes não pediu aos seus amigos para se inscreverem num ginásio para se motivarem mutuamente? Ou simplesmente para ter companhia e passarem algum tempo juntos enquanto cuidam de si. O exercício físico tornou-se uma das formas mais populares de socialização no Reino Unido, segundo um estudo citado na Cosmopolitan UK, cuja tendência aponta que se intensificará durante este ano um pouco por todo o mundo.

Mais do que aproveitar para passar tempo com os seus amigos enquanto correm, vão ao pilates ou jogam padel, as práticas desportivas são também uma excelente forma de fazer novos amigos em idade adulta.