Tal como muitas mulheres, o gosto pela Beleza e maquilhagem começou com algumas memórias de infância. Desde cedo fascinava-me observar a minha mãe a maquilhar-se, embora fosse apenas em ocasiões muito especiais. Lápis castanho nos olhos, máscara de pestanas bem discreta e um batom nude. No caso da minha avó, passava pelos cuidados de pele. Não faltava o leite de limpeza e o creme de rosto. Contudo, nenhuma delas fazia destes rituais uma rotina ou tão pouco eram aficionadas mas a semente foi colocada.

Sou de uma geração que cresceu a aprender-se a maquilhar-se com os tutoriais de Youtube. Ainda nos primórdios em que não havia portuguesas a fazer vídeos, cingia-me às criadoras norte-americanas e brasileiras, como a Camila Coutinho, Blair e Elle Fowler ou Dulce Candy. Posteriormente, surgiu a Inês Mocho no Youtube português que abriu a porta e outras criadoras de conteúdo. E, assim, o mundo da Beleza começou a mudar, com cada vez mais mulheres a interessar-se por maquilhagem e, acima de tudo, a saberem como maquilhar-se.

20 maquilhadores profissionais em Portugal que devia seguir no Instagram para dicas, inspiração e truques
20 maquilhadores profissionais em Portugal que devia seguir no Instagram para dicas, inspiração e truques
Ver artigo

Depois surgiu o Instagram, com conteúdos mais curtos e rápidos e, agora, é o TikTok que se destaca no que diz respeito aos tutorias de maquilhagem e onde nascem muitas das tendências de Beleza dos dias de hoje.

Talvez seja do meu algoritmo que não os mostra, mas sinto que há cada vez menos tutorias explicativos, onde se ensinam novas (ou velhas) técnicas. Onde a criadora explica o que está a fazer, como está a fazer e como está a fazer. Para as mulheres que - como eu - não são profissionais, estes vídeos são verdadeiras aulas, que nos inspiram e motivam a brincar à maquilhagem e provam que, com treino, também nós conseguimos fazer um smokey eye elegante ou um eyeliner perfeito.

Volto a reforçar, talvez seja do meu algoritmo, mas sinto saudades de ver os tradicionais tutoriais de maquilhagem. Serei a única? Atenção, é claro que ainda existem criadoras de conteúdo que o fazem. Veja-se o exemplo de Katie Jane Hughes (@katiejanehughes) ou a nossa Su Oliveira (@suoliveira____) e outras tantas que não estou a recordar, mas arrisco-me a dizer que são cada vez menos. Será exagerado da minha parte pedir os tutoriais de maquilhagem de volta? Talvez nunca tenham desaparecido, mas  está na hora de voltarem a ter o protagonismo que merecem.