Já é certo que todos os meses nos chega do TikTok uma tendência de Beleza ou Wellness. A mais recente obsessão é a medicina tradicional chinesa e as pequenas mudanças na nossa rotina que podem melhorar o estilo de vida. Com a pressão do mundo ocidental de assentar o bem-estar em rotinas de alta manutenção e com preços elevados associados, como aulas de grupo, subscrições de ginásio e até planos de nutrição ou novos restaurantes "saudáveis", a internet viralizou agora uma rotina que envolve pouco esforço e nenhum investimento financeiro.

Da cultura e Medicina tradicional chinesa, os utilizadores do TikTok que se juntam à tendência e se "convertem em chineses" (como dizem numa elaborada piada interna que até ver ninguém levou a mal) adotam, acima de tudo, a rotina matinal que promove, segundo dizem, a energia, a pele e cabelos brilhantes e o normal funcionamento do sistema digestivo. Desde dicas como usar chinelos em casa para não arrefecer os pés à inserção de novos ingredientes tradicionais na alimentação, como jujuba, mingau de arroz e bagas goji, esta tendência ataca por todas as frentes.

O óleo de rícino ajuda a diminuir a barriga inchada? A tendência das redes sociais explicada por uma especialista
O óleo de rícino ajuda a diminuir a barriga inchada? A tendência das redes sociais explicada por uma especialista
Ver artigo

No entanto, as duas maiores recomendações retiradas destes vídeos são os movimentos matinais, que incluem "saltos linfáticos", abanar os membros, ondular o corpo e até bater nas axilas para ativar todo o sistema, e beber água quente logo de manhã, quer seja com limão ou de maçã com canela.

O interesse pela cultura chinesa não fica por aqui, já que, este ano, vemos um aumento no interesse do significado do novo ano chinês. Quem sabe o que o resto do ano nos espera no mundo da Beleza, quais serão os próximos hábitos a adotar?