Quer faça ou depilação ou não, é inevitável que surjam pelos encravados. Em mulheres ou homens, é comum acontecer em diversas partes do corpo, sendo mais comum nas pernas e região das virilhas. Torna-se ainda mais frequente para quem faz a depilação a cera, com lâmina ou máquina. A boa notícia é que existem várias formas de os prevenir, livrando-se do desconforto que provocam.

Como surgem os pelos encravados?

Os pelos encravados surgem quando, após ser cortado ou arrancado, o fio não consegue romper a camada de pele. Este acaba por ficar bloqueado no folículo piloso, causando uma inflamação, que se manifesta numa borbulha que causa inchaço, vermelhidão e dor. É muito importante estar atento a estas borbulhas, pois o pelo pode continuar a crescer para dentro e, em alguns casos, pode ser necessário consultar um médico.

Depilação: saiba como conseguir a linha do biquíni perfeita este verão
Depilação: saiba como conseguir a linha do biquíni perfeita este verão
Ver artigo
Razões para contribuem para o aparecimento dos pelos encravados:
  1. roupa justa, como as calças ou as cuecas muito apertadas, pode levar a que o pelo não consiga sair do interior da derme porque causa fricção.
  2. O tipo de pelo tem muita influência nesta matérias. Os pelos mais grossos e encaracolados têm mais tendência a encravar. Nestes casos, há que haver cuidados reforçados na prevenção, com uma rotina ajustada às necessidade.
  3. A pele seca também favorece o aparecimento de pelos encravados, já que cria uma barreira que dificulta o crescimento natural do pelo.
  4. A acumulação células mortas na pele podem obstruir os folículos capilares e dificultar o crescimento correto do fio.
  5. A utilização da lâmina exige alguns cuidados para evitar o mau crescimento dos fios. Higienize a ferramenta escolhida e opte por uma lâmina bem afiada. Desta forma, evita o atrito excessivo ao ter que repetir um mesmo movimento para remover os pelos.
  6. A depilação a cera pode deixar o pelo mais fino e quebradiço, tornando mais difícil que este "rompa" até à superfície.

4 dicas para se livrar dos pelos encravados:

  1. Esfoliação, esfoliação e mais esfoliação. É obrigatório manter uma boa rotina de esfoliação para prevenir os pelos encravados. Esta ajuda a remover as camadas mortas da pele e favorece a regeneração celular, tornado a tez mais fina e, assim, permite que o pelo cresça em direção ao exterior.
  2. Se fizer depilação com lâmina, é importante trocá-la periodicamente para a manter bem afiada e utilizá-la no sentido do crescimento do pelo. Também deve guardá-la fora do chuveiro para a manter seca.
  3. A par com a esfoliação, é obrigatório hidratar a pele diariamente.
  4. Sempre que possível, utilize roupa confortável para evitar a fricção e irritação.
Veja os produtos que vão ajudar a prevenir os pelos encravados: