Na era digital, os melhores truques caseiros não passam só de boca a boca, de geração em geração, mas sim através de vídeos com milhões de visualizações que prometem ser aquela a melhor maneira para fazer o cabelo crescer mais rápido. Muitas vezes, deparamo-nos com conselhos completamente opostos que asseguram os mesmos resultados: um cabelo denso e comprido. No meio de tantas promessas, fomos descobrir o que é, afinal, real ou não, com o aconselhamento da cabeleireira Olga Hilário, do estúdio Slash, em Lisboa.
1- Afinal, devemos lavar o cabelo com mais ou menos regularidade?
A frequência com que lavamos o cabelo não influencia o crescimento. O que realmente pode fazer diferença é a nossa alimentação: quando ingerimos nutrientes suficientes e absorvemos as vitaminas adequadas, isso sim pode ter impacto no crescimento capilar. Devemos ter em conta também a saúde hormonal, o stress e o sono.
2- Massajar o couro cabeludo
Massajar o couro cabeludo não influencia diretamente o crescimento do cabelo. A massagem estimula a circulação sanguínea, responsável por levar nutrientes e vitaminas até aos folículos, o que pode dar um ligeiro impulso, mas apenas se a alimentação também for adequada.
3-Usar óleo de rícino e de alecrim
Os óleos não fazem o cabelo crescer mais rápido. O que realmente fazem é melhorar a saúde do fio. Também são eficazes para reduzir inflamações no couro cabeludo e tornar os fios mais fortes.
4- Água de arroz
Os amino ácidos presentes na água de arroz podem ajudar a reduzir a quebra e dar mais brilho.
5- Chá de alfazema
O Chá de alfazema também serve para combater inflamações e comichões do couro cabeludo.
6- Usar champô de cavalo
Em geral, nenhum champô ajuda o cabelo a crescer mais rápido, nem o de cavalo. O mais importante é termos atenção à alimentação para ajudar o cabelo a crescer. Tudo vem de dentro.
7- Pentear o cabelo ajuda ou não o seu crescimento?
Pentear de forma cuidadosa ajuda a distribuir a oleosidade natural ao longo dos fios, protegendo-os e mantendo-os mais saudáveis. Além disso, reduz a formação de nós e a quebra, ajudando o cabelo a manter o comprimento e a aparência de mais forte e brilhante.
8- Pentear o cabelo molhado
Quando penteamos o cabelo molhado temos que ter atenção porque há um maior risco do cabelo quebrar. O cabelo molhado fica mais elástico e temos tendência de puxar o cabelo demasiado. No entanto, isto não influencia o crescimento dos fios.
9- Usar azeite como óleo reparador
O azeite nas pontas pode deixar o cabelo mais macio, brilhante e com menos frizz. No entanto, não é a opção mais recomendada, pois sua molécula é muito pesada e não penetra bem nas cutículas do fio. O óleo de argão, por outro lado, é uma alternativa mais adequada e eficaz.
10- Substituir os nossos elásticos e fronhas por seda
O ideal é usar elásticos que não causem quebra nos fios. Os Invisibobble são uma das melhores opções, pois prendem o cabelo firmemente sem danificar as cutículas. Quanto à fronha, nada supera a seda: além de ser suave para o cabelo, reduz o frizz e as pontas duplas. Também é excelente para a pele do rosto, ajudando a prevenir marcas e ressecamento durante o sono.
Comentários