Susana Chaves, diretora

Para mim, é difícil um favorito destronar outro e, no que toca a cabelos, a tarefa ainda mais desafiante é, quando nesta altura do ano, a equipa Miranda escolhe os produtos que mais gostou, que mais funcionaram (para cada uma) e que nos impressionaram. Por esta razão, a minha lista tem um ou dois repententes mas também algumas novidades.

Comecemos pelos "repetentes: o secador da Dyson, tem figurado nos meus eleitos desde que a marca veio para Portugal, creio que há bem mais de 10 anos. Na altura era um exclusivo Sephora e, acreditem ou não, ainda tenho esse primeiro secador, nunca avariou e continua tão incrível como na primeira utilização. Ano após ano, a marca vai lançando novidades e tenho tido oportunidade de as testar a todas (creio que o alisador Corrale é o único que nunca usei) e o modelo a que mais recorro é o Airwrap porque faz todas as funções de que preciso, seca, modela, encarcola e baixa o frizz. Acho difícil ser destronado nestas funções. Para o ano saberemos.

Outro repetente, pelas melhores razões, claro está, é o Sérum fortificante e anti-queda da Hair Ritual da Sisley. O preço pode ser / parecer elevado mas, acreditem no que vos digo que é dos produtos que mais efeito senti e vi no meu cabelo em termos de travar queda, aumentar o crescimento e densidade do cabelo.

Já em matéria de alisar, as tradicionais placas nunca me conquistaram para fazer ondas (admito que pode ser falta de jeito) e, para um cabelo esticado perfeito e duradouro, falta-me a paciência para o tempo que tenho de dispender a dar a "volta" à cabeça. Eis se não quando, entrou o Ghd Max Styler na minha vida, com a sua placa de dupla largura e que, literalmente, cumpre a sua função em metade do tempo. Aprovadíssimo!

E porque, depois dos 50 anos, o tema "frizz" e indisciplina entrou no meu vocabulário capilar e a dificuldade em domar estes cabelos agora mais rebeldes, a gama Gloss Absolu da Kérastase entrou direta para o primeiro lugar do pódium com um dos produtos a receber todos os meus elogios: o Glaze Milk, Spray Anti-frizz. Recomendo que seja usado em conjunto com a gama toda mas, se comprarem apenas um para combater o frizz, vão por este.

A par do frizz mas felizmente ainda sem grande impacto na minha vida, são os cabelos brancos. Tenho ainda pouca quantidade mas o suficiente para corrigir a coloração a cada 5 ou 6 semanas mais pela diferença geral do tom (gosto de um castanho mais claro do que o meu tom de base, agora mais escuro). Quando preciso de disfarçar a dita "barra", além dos ótimos sprays da L'Oréal mas que me deixam o cabelo pesado e "colado", prefiro este pó da WoW, Hair Color Root Cover up, também um repetente na lista de favoritos porque cobre com subtileza mas eficácia as zonas onde tenho mais brancos e/ou também onde se nota mais o couro cabeludo (isto para morenas é super eficaz!).

Last but not the least, vou elogiar e trazer para a ribalta esta escova da Beter que nunca coloquei em listas de favoritos mas a verdade é que é tão boa que merece. Desde o desembaraçar em molhado a seco, a não magoar nem repuxar o cabelo, desde o retocar o penteado deixando-o sedoso. é realmente uma escova incrível, leve, prática e com um preço ótimo para a qualidade que tem.

Joana Maia Rodrigues, editora

Este ano prometi a mim mesma trazer para os favoritos apenas os produtos que testei a adorei em 2025, evitando repetições. Embora não tenha sido difícil. 2025 foi o ano em que revolucionei o meu cabelo. Por muito bons que fossem os produtos que usava e uma rotina restrita, nada parecia funcionar. Pois de baço, áspero, sem vida, frisado e depois de belas descobertas, os meus fios passaram a macios, brilhantes e definidos. Eis os responsáveis.

Se é apaixonada por beleza asiática, com toda a certeza que já ouviu falar da máscara capilar Fino da Shiseido. Não aguentei a curiosidade e encomendei-a, juntamente com o champô da mesma gama. Pois bem, não queria acreditar nas diferenças logo na primeira utilização. Saudável, brilhante, definido, macio, um sonho. Fiquei tão impressionada que influenciei todas as minhas amigas a comprarem igual e isso já diz tudo. O melhor? O preço!

E por falar em gamas de sucesso, a Acid Bonding Concentrate Curls da Redken também conquistou o meu coração. Embora apenas tenha trazido o condicionador, posso garantir que o champô e o leave-in também estão na lista dos favoritos e recomendo para quem tem o cabelo encaracolado muito seco, sem vida ou danificado por tratamentos químicos e calor.

Quem tem caracóis, sabe que o pós-lavagem é determinante para a beleza dos mesmos. Sempre fui rigorosa a aplicar protetor térmico e leave-in, mas este ano incluí um novo passo: séruns. O Ultimate Repair Miracle Hair Rescue da Wella Professionals foi, sem sombra de dúvidas, a estrela do ano e contei tudo aqui. Mas calma, logo a seguir está o sérum noturno Nutritive 8H Magic Night Serum da Kérastase que merece todo o hype que é dados das redes sociais. Outro indispensável na minha rotina diária, o óleo do ano é o Chroma Absolu L'Huile Chroma Éclat também da Kérastase, que hidrata em profundidade sem pesar, deixando o cabelo macio, brilhante e definido com benefícios que se prolongam.

E por último, mas não menos importante: o secador de cabelo. Este ano testei o Dreame Hair Glory e posso dizer que fiquei muito surpreendida com a potência deste. Utilizo sempre o difusor e seca os meus caracóis com rapidez e deixa-os bem definidos, o que nem sempre se consegue. Para além dos acessórios, pode optar por lançar uma fragrância no ar para perfumar o cabelo.

Lara Duarte, redatora

Este ano não foi o melhor ano para o meu cabelo. Na verdade, andei um pouco à guerra com ele. Descobri há cerca de dois anos que tenho o cabelo ondulado e desde aí procuro a melhor maneira de o manter bonito durante mais tempo. Este ano, como fiquei mais em casa, desleixei-me na busca pelos melhores produtos e, como se não bastasse, a minha cabeleireira esteve de licença de maternidade: um drama digno de telenovela mexicana. Os produtos que assim deixo, são os favoritos de todos os tempos, que me mantém sã no meio da luta contra o meu próprio cabelo.

Apesar de todas as experiências de produtos que fiz, o meu maior foco é, já há muitos anos, a limpeza do couro cabeludo. Para mim não há sensação comparável a um couro cabeludo leve e fresco. Para esse efeito de frescura, os meus favoritos são o esfoliante da Phyto e o champô de tratamento da Nioxin, que gosto de usar uma a duas vezes por semana. No entanto, o meu champô go-to, é o Curl Expression da L'Oréal Professionnel, para não pesar as ondas. Como penteio o cabelo, maioritariamente, molhado, a minha escova de eleição é a clássica Tangle Teezer, amiga de todos os tipos de cabelos.

Para quando precisava de um boost extra de hidratação, era à máscara da Amika que recorria e os fios ficavam instantaneamente mais sedosos.

Para os dias em que quero acordar com o cabelo impecável, sem manutenção e sem ter que pensar muito, uso o meu Ghd Chronos para alisar o cabelo.

Para 2026, fica a minha maior resolução de ano novo: domar o meu cabelo.