Ver-se livre dos pontos negros e filamentos sebáceos não tem que ser abrasivo e, muito menos, doloroso. Nos últimos tempos, pelas redes sociais tem surgido um novo truque para acabar com eles: usar óleo de limpeza e massajar as zonas mais gordurosas até que os pontos desapareçam. Parece simples demais para ser verdade, mas posso confirmar que funciona e eu fiquei boquiaberta quando experimentei.

O processo é simples, usar um óleo de limpeza (há até quem use óleo de bebé, mas aconselho algo adequado ao rosto) e ir esfregando com alguma força, mas sem magoar, durante 2 a 3 minutos. Não é preciso adicionar água. Depois de alguns minutos, quando olhar para os seus dedos vai conseguir ver os filamentos e até pontos negros que acabaram de sair do seu rosto, sem ter que arrancar nada, nem espremê-los à força. Depois de estar satisfeita, é só retirar o óleo com água e fazer uma segunda limpeza com um gel ou espuma para que não haja excesso de óleo na pele, como uma outra qualquer double cleansing.

Os seus pontos negros podem, afinal, ser filamentos sebáceos. Saiba quais são as diferenças
Os seus pontos negros podem, afinal, ser filamentos sebáceos. Saiba quais são as diferenças
Ver artigo

A explicação é simples: tal como derrete a nossa maquilhagem, o óleo amacia a gordura presente nos filamentos sebáceos e a nossa pele, para que eles escorreguem sem esforço cá para fora. Se ainda não acredita, experimente e prepare-se para ficar de queixo caído.