A violência doméstica é um dos maiores flagelos atuais da nossa sociedade. Todos os dias somos inundados com novas notícias de abuso de mulheres, nas mais variadas formas, em todas as faixas etárias, por todo o mundo. A regra é sempre a mesma: parte de alguém que lhes é ou foi próximo, alguém que amaram.

Abuse is Not Love: por um mundo com mais amor e menos violência

Estima-se que 1 em cada 3 mulheres ao longo da vida já tenha sofrido de violência doméstica, um problema global ao qual a YSL Beauty não fica indiferente. Em 2020, a marca criou o programa "Abuse is Not Love" ("Abuso Não É Amor") com o objetivo de sensibilizar, prevenir e combater o abuso nas relações, um problema social do qual apenas uma pequena parte das sobreviventes obtém justiça.

É imperativo que a mensagem se propague cada vez mais cedo, prevenindo situações de violência. Em Portugal, o programa tem-se centrado na educação dos jovens para os sinais de alerta de abuso, sensibilizando-os para que construam relações saudáveis e prevenindo situações de risco, através de ações de formação juntos dos mais jovens. O programa representa um investimento global superior a 5,2 milhões de euros, abrangendo mais de 25 mercados e contando com a colaboração de mais de 20 organizações especializadas.

Desde o seu lançamento, o programa "Abuse is Not Love" já envolveu:

  • 25 países ativos
  • +1,3 milhão de pessoas formadas diretamente
  • +20 organizações parceiras a nível global
  • +5,2 milhões de euros investidos
  • Centenas de denúncias encorajadas através das formações

Desde 2020, a YSL Beauty já conseguiu formar cerca de 1.3 milhões de pessoas para reconhecer comportamentos abusivos, tendo como objetivo educar 2 milhões de pessoas até 2030, através de parcerias com organizações sem fins lucrativos. Em 2021, a marca de Beleza iniciou em Portugal, a sua parceria com a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) na implementação dos seus programas de prevenção da violência entre parceiros íntimos.

O programa “O Abuso Não é Amor” espelha e reforça o compromisso da YSL Beauty, marca do L'Oréal Groupe, com a erradicação da violência de género. Esta iniciativa conta ainda com o apoio de mais de 20 organizações parceiras especializadas e com campanhas de consciencialização em grande escala. Através deste foco global, a marca visa sensibilizar, educar e fornecer ferramentas para que mais pessoas possam identificar esses sinais e agir em conformidade.

“Don’t Call It Love”: uma campanha premiada, com um propósito real

Ignorar, chantagear, humilhar, manipular, sentir ciúmes, controlar, violar a privacidade, isolar e intimidar. São os nove sinais de abuso no namoro, muitas vezes ignorados ou desvalorizados, mas que devem servir de alerta.

A campanha “Don’t Call It Love” (“Não lhe Chames Amor”, em português) lançada em março deste ano, retrata alguns desses comportamentos, desconstruindo a imagem romântica das relações tóxicas. É imperativo gerar conversas para quebrar o ciclo de abuso e inspirar uma mudança estrutural dentro e fora da indústria da Beleza.

“Don’t Call It Love” conta uma história de amor tipicamente romântica, à primeira vista. Contudo, esta vai revelando comportamentos abusivos disfarçados de gestos amorosos, levando o espetador a refletir sobre esses gestos subtis mas intencionais. A campanha recebeu reconhecimento internacional em Cannes, vencendo na categoria de Brand Purpose nos Cannes Lions 2025 e contribui para uma mudança cultural na forma como o amor é retratado na publicidade.

Quebrar o silêncio: uma estratégia global para identificar e prevenir a violência no relacionamento

A violência no relacionamento assume várias formas - física, sexual, psicológica ou financeira - e muitas vezes é precedida por sinais de alerta que podem passar despercebidos. Desde a intrusão e os ciúmes até ao isolamento, chantagem ou intimidação, existem nove indicadores-chave que, se reconhecidos a tempo, podem ajudar a prevenir situações de abuso.

Vamos dizer "não" ao assédio em locais públicos com a campanha Stand Up da L'Oréal Paris
Vamos dizer "não" ao assédio em locais públicos com a campanha Stand Up da L'Oréal Paris
Ver artigo

Tão importante como alertar para comportamentos abusivos e violentos, é necessário acabar com as desigualdades de género continuam presentes e normalizadas, promovendo representações que desafiem os estereótipos e fomentem relações equitativas e respeitosas. Mais do que uma iniciativa publicitária, a YSL Beauty procura gerar um impacto real e duradouro na conversa sobre a violência de género no relacionamento e a necessidade de uma mudança profunda na sociedade.

Se está numa relação abusiva ou conhece alguém que esteja e precise de ajuda imediata, consulte a lista de números de telefone de ajuda contra a violência doméstica, clicando aqui.

Fique a par de todos os lançamentos e novidades YSL Beauty, seguindo a marca na sua página de Instagram e site oficial.